Filho de Binho Galinha tem recurso negado e não ingressa na PM

Filho de Binho Galinha, João Guilherme busca anulação de oito questões de prova objetiva

Por Da Redação.

O filho do deputado estadual da Bahia Binho Galinha (PRD), João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, teve seu recurso negado pela Justiça ao tentar ingressar no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A informação é do jornal A Tarde. Conforme a publicação, ele buscava a anulação de oito questões da prova objetiva do concurso de 2022, alegando erros nas alternativas e exigência de conteúdo fora do edital.  


A tentativa judicial ocorre em meio a investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). João Guilherme é acusado de organização criminosa, receptação qualificada, lavagem de capitais e envolvimento com jogo do bicho. Ele chegou a ter sua prisão preventiva decretada na Operação El Patrón, mas obteve habeas corpus em março deste ano para responder em liberdade sob medidas cautelares. 


Reprodução/redes sociais

Reprodução/redes sociais




+ Deputado Binho Galinha é acusado de chefiar esquema criminoso de R$ 100 milhões


Em sua decisão, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik, considerou que a pouca idade de João Guilherme – que completou 18 anos em julho de 2023 – indicava que ele não tinha participação ativa no comando da organização criminosa investigada.  


Negativa da Justiça


O recurso de João Guilherme foi encaminhado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) como Recurso Especial, mas foi rejeitado pela Segunda Câmara Cível. A decisão manteve o indeferimento da tutela de urgência, ressaltando que a revisão de questões de concurso público é de competência exclusiva da banca organizadora, salvo em casos de flagrante ilegalidade ou inconstitucionalidade – o que não foi identificado no caso.  


De acordo com o processo, João Guilherme obteve 58,75 pontos na prova objetiva, acertando 47 das 80 questões. Para avançar à fase seguinte, ele precisava acertar apenas mais uma questão. Ele argumentou que os erros nas questões contestadas poderiam ter afetado sua pontuação, mas a Justiça concluiu que os itens estavam de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital e que não cabia interferência judicial na avaliação.  


A família de Binho Galinha é investigada por suspeita de chefiar uma milícia envolvida em agiotagem e outros crimes em Feira de Santana, na Bahia.


Caso Binho Galinha: cronologia


07/12/23 - Deputado Binho Galinha é alvo de operação que combate jogo do bicho e agiotagem


07/12/23 - Deputado Binho Galinha é acusado de chefiar esquema criminoso de R$ 100 milhões


08/12/23 - Entre denunciados da Operação El Patron, estão esposa e filho do deputado Binho Galinha


07/03/2024 - Assessor do deputado Binho Galinha é preso durante operação da PF


21/03/24 - Suspeito de chefiar milícia, deputado baiano tinha mais de 120 contatos de policiais em agenda, aponta MP


09/04/24 - Esposa de deputado Binho Galinha é presa em operação da PF em Feira de Santana


29/06/24 - Nova operação contra jogo do bicho, em Feira de Santana, é realizada neste sábado


26/11/24 - Delegado da PF diz que atividades de milícia ligada a Binho Galinha são mais complexas do que a de facções


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.