FEBRE AMARELA: Secretaria da Saúde divulga balanço sobre casos da doença no Estado
FEBRE AMARELA: Secretaria da Saúde divulga balanço sobre casos da doença no Estado
16 casos suspeitos de Febre Amarela foram notificados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o dia 05 de abril.
No Estado, oito municípios tem casos de suspeita da doença, a cidade com o maior número de notificações foi Coribe, com 4, seguido de Teixeira de Freitas com 3 casos notificados, Itamaraju com 2, Itiúba, Nova Viçosa, Mucuri, Ilhéus e Feira de Santana com 1 caso. Na conta também entraram 2 casos com pessoas residentes no estado de Alagoas que passaram por vários localidades da Bahia. Dessas notificações, sete foram descartados para Febre Amarela (Coribe – 4; Mucuri ? 1; Teixeira de Freitas ? 2). Nove casos permanecem em investigação, dependendo ainda de resultados laboratoriais.
Apesar da inexistência de casos da doença em humanos, a Bahia passa por um momento delicado em relação as epizootias em Primatas Não Humanos (PNH) – doença que ocorre apenas em população animal. No mesmo período, a Sesab registrou 133 casos suspeitos em 57 cidades, sendo 18 municípios já com confirmações da morte de macacos com Febre Amarela. Os municípios confirmados são: Alagoinhas, Biritinga, Camaçari, Catu, Cordeiros, Esplanada, Feira de Santana, Itaparica, Ituberá, Nova Viçosa, Ouriçangas, Pedrão, Salvador, Santa Rita de Cássia, São Felipe, São Miguel das Matas, Saúde e Vera Cruz.
LEIA MAIS: FEBRE AMARELA: Secretaria afirma que macacos do Zoológico não oferecem risco relacionado à doença
No meio de uma crise endêmica de Febre Amarela em algumas regiões do país, o governo federal adotou medidas referentes à aplicação da dose única da vacina proposta pela Organização Mundial de Saúde em 2014, mas só adotada agora devido há evidências científicas de que uma dose é suficiente ao longo da vida, segundo o ministro.
Em Salvador, desde o último dia 30 de março, 200 mil doses da vacina contra febre amarela já foram distribuídas entre as 28 unidades de referência da cidade. O calendário de vacinação foi alterado nos últimos dias para garantir o acesso da população à imunização contra a doença, por recomendação do Ministério da Saúde, a cidade adotará a estratégia de vacinação em dose única. As pessoas que já foram imunizadas contra a doença, independentemente do tempo, não precisarão do reforço.
Além da adoção de uma dose única, o Ministério estuda a possibilidade do fracionamento das doses da vacina contra febre amarela ainda neste ano em alguns Estados. A pasta tem organizado treinamentos para profissionais de saúde do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia e adquiriu mais de 3 milhões de seringas especiais que serão utilizadas para ampliar a cobertura vacinal.
LEIA MAIS: ?Não precisa matar macaco?, diz subsecretário de saúde sobre contágio de animais em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.
*Publicada originalmente às 18h25