Geral

Evento cultural faz homenagens aos 12 jovens mortos em ação policial na Vila Moisés

Evento cultural faz homenagens aos 12 jovens mortos em ação policial na Vila Moisés

Por Da Redação

Evento cultural faz homenagens aos 12 jovens mortos em ação policial na Vila MoisésReprodução

A comunidade da Vila Moisés, localidade do bairro do Cabula, em Salvador, realizou neste sábado (07) uma ação cultural comunitária, em protesto pela justiça e contra o racismo. O evento é um tributo que faz uma homenagem aos doze jovens, moradores do local, que foram mortos em uma ação polêmica da Polícia Militar, no último dia 6 de fevereiro.


Participam desta realização, as organizações: ?Reaja ou Será Morta! Reaja ou Será Morto!?, além do ?Quilombo Xis?. O tributo é uma manifestação que pretende desmistificar o pensamento de que a Vila Moisés é um reduto de criminosos.


Durante o tributo, que também faz uma referência a Clodoaldo Souza (o Negro Blul), morto aos 22 anos em uma ação no bairro de Nova Brasília; aconteceram algumas apresentações artísticas, esportivas e religiosas, promovidas pela comunidade.


A equipe da TV Aratu percebeu, enquanto cobria o evento, nesta manhã, que apesar da manifestação pretender resgatar a paz na Vila Moisés, moradores ainda demonstram estar assustados com o que aconteceu e evitam falar sobre o assunto. Muitos fecharam as portas e janelas ao perceberem a presença da imprensa no local.


Inquérito


Um mês após a polêmica ação de policiais das Rondas Especiais (Rondesp), os militares seguem trabalhando normalmente. Em nota, a assessoria da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou ao Aratu Online que ?nenhum policial foi afastado, pois, inicialmente, não há elemento que comprove a ilegalidade da ação?. Além disso, todos estão sendo submetidos a acompanhamento psicológico, fornecido pelo Serviço de Valorização de Profissional (Sevap).


A assessoria da PM-BA disse ainda que o inquérito instaurado no mesmo dia das mortes prossegue. O prazo legal para a sua finalização é de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20. O processo está em fase adiantada e, neste momento, as autoridades esperam o resultado d perícias realizadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).


Na última quarta-feira (4), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou que será realizada, em data a ser definida, a reconstituição dos fatos. Quatro delegados participam das investigações e têm ouvidos testemunhas ao longo dos últimos dias. Cerca de 40 já prestaram depoimento. A versão dos moradores é a de que as vítimas foram executadas. A polícia, por sua vez, diz que foi recebida a tiros e obrigada a reagir.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.