Esplanada dos Ministérios ficará fechada neste domingo para evitar manifestações, decide governo do DF
Esplanada dos Ministérios ficará fechada neste domingo para evitar manifestações, decide governo do DF
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) determinou o fechamento da Esplanada dos Ministérios neste domingo (14/6), para evitar manifestações. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal na noite deste sábado (13).
Segundo o decreto, está proibido o trânsito de veículos e pedestres até às 23h59 do domingo. O documento também estabelece que apenas autoridades e servidores públicos federais devidamente identificados poderão ter acesso aos prédios públicos federais localizados na Esplanada.
De acordo com o governador, a determinação leva em consideração os atos realizados na Esplanada nos últimos dias, principlamente aos domingos. As manifestações causam aglomerações de pessoas, o que contraria as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus. O documento cita ainda o conteúdo anticonstitucional de alguns atos, com “ameaças declaradas, por alguns dos manifestantes, aos Poderes constituídos."
De acordo com Ibaneis, qualquer ato na Esplanada dos Ministérios será admitido, contanto que seja comunicado com antecedência. A manifestação deverá ser autorizada pelo delegado da Polícia Federal, Anderson Gustavo Torres, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Segurança do Distrito Federal.
A organização e fiscalização do trânsito será feita pelo Departamento de Trânsito (Detran) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do DF. Já a fiscalização no local caberá aos órgãos de segurança pública.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.