Geral

Em situação crítica, Hospital Municipal é alvo de denúncias em Casa Nova

Em situação crítica, Hospital Municipal é alvo de denúncias em Casa Nova

Por Da Redação

Em situação crítica, Hospital Municipal é alvo de denúncias em Casa NovaReprodução

Uma série de denúncias feitas contra a gestão atual do Hospital Municipal da cidade de Casa Nova, a 619 km de Salvador, motivou a visita, na última quinta-feira (17/1), da Vigilância Sanitária à unidade de saúde. Relatos de situações críticas, que estariam afetando o funcionamento do hospital, chegaram ao Ministério Público Estadual, que providenciou a fiscalização.


Em áudios enviados para a nossa redação, através do aplicativo WhatsApp, moradores da cidade mostram indignação, diante do problema. Em um dos casos, uma mulher relata que, por três dias seguidos, levou uma criança em estado febril ao hospital e retornou sem atendimento. Segundo ela, foi necessário levá-la à cidade vizinha de Remanso, onde foi diagnosticado uma enfermidade no pulmão, que requeria intervenção cirúrgica.


Em contato com o Aratu Online, o contador Anísio Viana, que concorreu, recentemente, ao cargo de prefeito do município, disse que está faltando medicamentos básicos na unidade e, inclusive, material como luvas e álcool, de grande necessidade em um hospital.


“Faltam pediatras e outros especialidades médicas, porque fecharam o CESPE [Centro de Especialização em Saúde Pública] que funcionava lá”, acrescentou Viana.


De acordo com o site local, 60 Graus, a Vigilância Sanitária teria deixado claro que, há um ano, já tinham sido encontradas várias irregularidades na estrutura do Hospital Municipal, principalmente relacionadas com a falta de higiene, e que foram abordadas e advertidas, na época.


FORMIGA NO NECROTÉRIO


O caso mais absurdo, ‘viralizado’, pelas redes sociais na região, aconteceu no necrotério do hospital. Uma pessoa, que não teve o nome divulgado, registrou, em vídeo, a presença de várias formigas andando sobre o corpo de uma senhora que havia falecido.



Confira áudios enviados:



 


 



O Aratu Online tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, mas não conseguiu estabelecer comunicação. No entanto, o órgão já havia se pronunciado, em seu site oficial, sobre a situação, diante de denúncias veiculas em sites locais.


Leia na íntegra:


A partir de uma visita de rotina da Vigilância Sanitária do Estado, acompanhada, com tranquilidade, do início ao fim por esta Diretora; espalharam a falsa notícia de que o Hospital de Casa Nova seria fechado, em razão do descumprimento de normas e cuidados de higiene na cozinha, lavanderia, sala de partos, na manipulação de alimentos, estoque e falta de medicamentos.


A notícia não contém uma só palavra de verdade. Não houve denúncia no Ministério Público local. O Promotor Fernando de Assis Rodrigues e a Promotora Alice Curvelo Tavares de Sá, confirmam que não houve denúncia e recomendam um desmentido público imediato.


Não houve a constatação de falta de medicamentos, até porque a Vigilância não fiscaliza falta de medicamentos e sim medicamentos com prazo de validade ultrapassados, uso incorreto ou sem registro de medicamentos controlados e ou medicamentos sem conformidade com as normas de uso hospitalar.


Não houve advertência ou condenação da cozinha; ao contrário, foi o setor que mereceu elogios pelo eficiente trabalho da nutricionista e a lavanderia, em que pese os equipamentos antigos, nossos colaboradores na manipulação, lavagem e guarda dos materiais laváveis, se esforçam para respeitar todas as normas. Nossa sala de parto atende a todos os requisitos determinados pela Vigilância e pelas normas hospitalares. Mente ao falar em outras fiscalizações em postos de saúde.


Mente novamente a nota ao afirmar que foram cancelados os exames de Raio X e interditada a sala. O Hospital de Casa Nova é essencial e imprescindível à população e não seriam eventuais falhas ou não atendimento a determinadas normas, das quais não fomos notificados, que ensejaria sua interdição.


Em pior situação, vítima de assalto e saque em administração anterior, sem infraestrutura, pessoal e medicamentos, ainda assim o Hospital se manteve aberto. Não seria agora, quando o Prefeito Wilker Torres se esforça pela sua melhoria, amplia e qualifica o atendimento, que seria fechado.


A final, reafirmamos nosso empenho na melhoria do atendimento à população e a total tranquilidade quanto aos serviços que prestamos no hospital, nos postos de saúde, com as equipes de saúde da família.


LEIA MAIS: MPF pede arquivamento da investigação de acidente que matou Zavascki


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.