Em baixa: 82% da população não aprova maneira de governar da presidente Dilma Rousseff
Em baixa: 82% da população não aprova maneira de governar da presidente Dilma Rousseff
A popularidade do governo Dilma mantém o nível altíssimo de reprovação, incluindo o primeiro mandato. Três pesquisas de opinião foram feitas e não foram registradas mudanças significativas em relação aos números, as únicas alterações apresentadas são o aumento na desaprovação de políticas voltadas ao meio ambiente e combate ao desemprego. Apenas 14% dos brasileiros aprovam a maneira de governar da presidente e 18% da população confiam em Dilma. Em baixa, somente 9% consideram o seu governo como ótimo ou bom.
Outra notícia desagradável para a gestora do país é a avaliação em relação às notícias vinculadas na imprensa, consideradas mais desfavoráveis ao governo atingiu recorde, passando de 66% para 75%. O destaque é para as notícias sobre impeachment, lembradas por mais da metade da população. Em seguida têm-se as notícias sobre corrupção e manifestações populares.
Diversos fatores contribuem para o descontentamento da população, inúmeras denúncias de corrupção, crise econômica, ameaça de impeachment e o rompimento da barragem em Mariana. O desastre ambiental foi determinante para o aumento dos números negativos, 74% das pessoas não aprovam as políticas ambientais do governo federal, antes 65% não concordaram. Essa é a maior alta registrada durante a atuação de Dilma Rousseff. Quando o assunto é desemprego a insatisfação é bem maior, de 83% para 87%. Juros e impostos continuam sendo as áreas com maior percentual de desaprovação: 91%, cada uma.
No meio de acusações e insatisfação manifestantes foram às ruas no último domingo (13) favoráveis ao impeachment da presidente. O protesto aconteceu em pelo menos quatro cidades do país: Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Assim Dilma Rousseff encerra o ano cheia de problemas para administrar em 2016, resta pedir ao Papai Noel dias melhores.