Dois anos do ataque de 8 de janeiro: STF já condenou 371 pessoas por participação nos atos golpistas
Os condenados foram apontados como incitadores ou executores dos atos golpistas de 8 de janeiro e do total, cerca de 225 pessoas tiveram penas classificadas como graves
Nesta quarta-feira se completam dois anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro, quando homens e mulheres invadiram e destruíram as sedes dos três poderes em Brasília. Desde então, cerca de 371 pessoas foram condenadas pelo Superior Tribunal Federal (STF) e outras 481 sob investigação do Supremo.
O prejuízo contabilizado pelo ato custaram cerca de R$ 26 milhões aos cofres públicos. Os condenados foram apontados como incitadores ou executores dos atos golpistas e do total, cerca de 225 pessoas tiveram penas classificadas como graves, segundo informações do STF.
As penas para esses réus variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão e os crimes pelos quais foram condenados são cinco: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.
Foto: Joedson Alves/Agência Brasil
O STF ainda confirmou acordos com outros 527 envolvidos nos atentados para evitar prisões mediante multa, que resultaram numa arrecadação de R$ 1,7 milhão. Ainda segundo o Supremo, entre os condenados ao regime fechado (223 no total), 71 já iniciaram o cumprimento das penas, e 30 aguardam o esgotamento das possibilidades de recurso (trânsito em julgado) nas suas ações penais para o início da execução penal. Outras 122 pessoas, no entanto, são consideradas foragidas.
Atos desta quarta-feira
Diversos eventos vão acontecer nesta quarta-feira (8) por causa dos atos golpistas de 2023. Enquanto o STF vai realizar uma roda de conversa sobre o tema, o presidente Lula fará uma cerimônia em que as obras de arte e objetos danificados nos atos serão devolvidas aos brasileiros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).