Geral

Diálogo com moradores garante requalificações sem transtornos no Centro de Salvador

Diálogo com moradores garante requalificações sem transtornos no Centro de Salvador

Por Da Redação

Diálogo com moradores garante requalificações sem transtornos no Centro de Salvadordivulgação/GOVBa

“Desculpem o transtorno” foi uma frase que não precisou ser dita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) durante a requalificação feita no bairro do Comércio, em Salvador. Os empresários e moradores da região trabalharam lado a lado com o órgão durante cada etapa.


Isso é o que conta o comerciante Carlos Correia, que há 45 anos mantem uma papelaria na rua Rodrigues Alves, e acompanhou de perto – e efetivamente – as etapas da requalificação do asfalto ao longo do seu estabelecimento.


“Eles reuniram nós todos em um encontro e explicaram cada passo do serviço. Nessa reunião, ficou definido que um grupo de pessoas, entre comerciantes e moradores, iria acompanhar a obra de perto e passaria tudo para eles: se encontrasse algum erro, se estava sendo cumprido direito e quais eram nossas necessidades. A partir disso os comerciantes ficaram otimistas, porque antes eram só ruínas”, contou Carlos.


O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ de pavimentação de vias e requalificação de calçadas segue estratégia de planejamento e execução para a implantação de melhorias em ruas antigas e estreitas da capital baiana. O maior desafio foi evitar transtornos para moradores, empresários e instituições presentes na região e, ao mesmo tempo, proporcionar acessibilidade e conforto para pedestres e clientes.


Cada etapa, desde a logística na implantação do canteiro de obra, do armazenamento e transporte do material a ser utilizado, até a comunicação com a população envolvida foi planejada com antecedência, conforme explicou Sydney Oliveira, coordenadora do social da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder).


“A população foi comunicada quando, por exemplo, era necessário o bloqueio da via para a recolocação do paralelepípedo. Além do período do assentamento da pedra, é necessário um tempo de cura para que o trabalho não precise ser refeito”, explicou.


Foto: divulgação/Conder


A equipe social da Conder, responsável pela execução das obras, chegou a visitar 153 ruas da região, com o objetivo de esclarecer previamente cada etapa do projeto e também sensibilizar a população da importância da sua participação para o bom andamento da obra.


Ainda segundo o órgão, a conversa com os moradores ajuda a observar particularidades da rua, os aspectos importantes da sua composição, as instituições presentes, moradores que precisam de cuidados especiais, como cadeirantes e idosos.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.