Geral

Dia da África será tema de cursos e palestras nas bibliotecas públicas do Estado

Dia da África será tema de cursos e palestras nas bibliotecas públicas do Estado

Por Da Redação

No dia 25 de maio de 1963, em Adis Abeba (Etiópia), chefes de Estado africanos se reuniram para debater formas de luta contra a subordinação imposta ao continente por meio do chamado colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África. Assim foi instituído o Dia da África, que vai ser marcado com a realização de cursos e palestras, em alguns espaços que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).


Nesta segunda-feira, às 17h, acontece aula temática do ?Curso Conversando com Sua História?, ministrada pelo professor de História e Filosofia, Antônio Cosme Lima da Silva, no Centro de Memória da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, que funciona na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, em Salvador. A entrada é gratuita.


O professor vai abordar o tema ?A história da África e as africanidades nas escolas: problemas metodológicos e curriculares para o ensino-aprendizagem uma década após a Lei 10.639/03?. Um dos tópicos do debate é o cumprimento da lei, em vigor há 12 anos, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.


No mesmo dia, às 14h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, no bairro do Costa Azul, o historiador Alex França realiza minicurso sobre ?A literatura negro-brasileira contemporânea: ditos e não ditos?, propondo divulgar e discutir textos que constituem a chamada literatura negro-brasileira contemporânea e sua relação com fenômenos culturais que priorizam a problemática étnico-racial.


As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon, que é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica, Biblioteca Virtual 2 de Julho, especializada na história da Bahia, além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Também faz consultoria para as bibliotecas municipais e comunitárias, além de capacitação para os funcionários dessas unidades.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.