Geral

Dentistas usam botox para tratar problemas bucais e também para fins estéticos

Dentistas usam botox para tratar problemas bucais e também para fins estéticos

Por Da Redação

Muitos procuram o dentista apenas para cuidar dos dentes. Mas o consultório pode servir, também, para desaparecer com as rugas e flacidez no rosto. Conhecida por disfarçar as expressões faciais indesejadas, a Toxina Botulínica, o famoso Botox, e o ácido hialurônico passaram a ser usados por dentistas não só para tratamentos odontológicos, mas, também, com finalidade estética.


Os profissionais da odontologia podem ir além de ajudar no tratamento de distúrbios do sono, de dores de cabeça e de dificuldades de fala. Eles podem, com a aplicação da toxina botulínica, melhorar o sorriso gengival, tratar bruxismo, diminuir dores e disfunções na mandíbula e acabar com aquele ‘pé de galinha’ na lateral dos olhos ou aquele ‘bigode chinês’ indesejado.


A cirurgiã-dentista Patrícia Barros, por exemplo, utiliza a substância para tratar diversos problemas em seus pacientes. Ela usa as técnicas nos consultórios e, entre um tratamento e outro, os pacientes acabam querendo eliminar as rugas. ?Os dentistas estudam mais profundamente a anatomia da cabeça e pescoço. Então, conhecemos bem como funciona cada região da face”, explica a dentista.


A toxina botulínica é produzido pela bactéria Clostridium botulinium, que, em pequenas doses, auxilia no combate a diversos problemas. Na odontologia, a substância é mais aplicada no tratamento do bruxismo. A disfunção afeta cerca de 30% dos brasileiros e é marcada pelo ranger de dentes durante o sono. ?Ao aplicar a toxina em determinados músculos da face, a tensão reduz. Desta forma, o tecido perde força e isso evita o atrito entre os dentes, capaz de causar desgaste”, afirma Patrícia.


A toxina botulínica começa a atuar quatro dias depois da aplicação e seus efeitos duram cerca de seis meses. ?Ela bloqueia a liberação de acetilcolina, neurotransmissor que transporta mensagens entre o cérebro e as fibras musculares. Com esse bloqueio o tecido relaxa?, explica a dentista.  Ela faz o alerta, ainda,  para o não exagero no uso da substância. ?O ideal é respeitar o intervalo de, pelo menos, 90 dias. Se esse prazo não for cumprido, é possível que o resultado não seja o esperado”, lembra a dentista.


Os intolerantes a lactose devem evitar o tratamento com botox, assim como as gestantes ou que estejam na fase de amamentação. O tratamento também não é recomendado para portadores de doenças que afetam os músculos, como a esclerose lateral amiotrófica. Há, ainda, uma contraindicação para quem tem alergia à albumina, que é a proteína do ovo. ?Essa substância está presente na composição da maioria das marcas comerciais da toxina?, esclarece Patrícia Barros.


Já o ácido hialurônico ajuda no preenchimento dérmico. Promove um aumento ou uma recuperação de volume temporária aos tecidos. ?Esse procedimento pode ser um grade aliado no caso de pacientes com lábios finos com necessidade de retrações anteriores e pacientes com deficiência de maxila e/ou mento (queixo) que não optam pela cirurgia ortognática?, afirma.





unnamed

A cirurgiã-dentista Patrícia Barros, por exemplo, utiliza a substância para tratar diversos problemas em seus pacientes Foto: Dviulgação




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.