CRISE POLÍTICA: Ministro do STF Gilmar Mendes vai relatar inquérito contra o senador afastado Aécio Neves
CRISE POLÍTICA: Ministro do STF Gilmar Mendes vai relatar inquérito contra o senador afastado Aécio Neves
Investigado por ter supostamente recebido pagamentos indevidos em seu próprio benefício e de aliados políticos da Odebrecht, o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) vai ter seu inquérito relatado pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, figura polêmica da mais alta corte do país.
A decisão se deu por sorteio. O inquérito estava anteriormente sob a responsabilidade do ministro Edson Fachin, mas o procurador-geral da República Rodrigo Janot solicitou uma redistribuição, uma vez que Fachin relatava as investigações relacionadas à Petrobras, que já não tem diretamente a ver com o caso do tucano.
LEIA MAIS: Presidente do Conselho de Ética arquiva pedido de cassação do mandato de Aécio
Outro inquérito contra Aécio, também baseado na delação da Odebrecht, já foi redistribuído no STF, e passou a ser relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski.
Em outro inquérito, o senador afastado sofre a acusação é de que teria intermediado o pagamento de R$ 7 milhões para a campanha do seu colega no Senado Antônio Anastasia (PSDB-MG) ao governo de Minas Gerais, em 2010.
Ao todo, Aécio Neves está submetido a nove inquéritos no tribunal.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 14h12