Geral

Congresso anuncia CPMI para investigar fake news nas eleições de 2018

Congresso anuncia CPMI para investigar fake news nas eleições de 2018

Por Da Redação

Congresso anuncia CPMI para investigar fake news nas eleições de 2018Tânia Rêgo / Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou a criação de uma comissão mista para investigar crimes com uso de perfis falsos para espalhar fake news durante a eleição presidencial de 2018. O comunicado foi feito nesta quarta-feira (3/7).

Segundo parlamentares, um dos pontos da investigação será a possível contratação de empresas para disparar mensagens políticas em massa no WhatsApp, na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do candidato derrotado, Fernando Haddad (PT). A prática, ilegal, foi divulgada pela Folha de São Paulo, que teria identificado inicialmente ao menos três agências contratadas para a campanha de Bolsonaro. 

Em 18 de junho desse ano, a Folha publicou a identificação de mais uma empresa que teria prestado o mesmo serviço, a Enviawhatsapps, do espanhol Luis Novoa. O jornal teve acesso a uma gravação na qual o europeu fala sobre a contratação em favor da campanha de Bolsonaro.

Uma semana depois da primeira matéria da Folha, em 18 de outubro de 2018, o Uol publicou que o PT também teria usado o sistema de envio de mensagens em massa. Por isso, a campanha de Fernando Haddad (PT-SP), derrotado nas urnas, também deverá ser investigada. A comissão foi proposta pelo deputado Alexandre Leite (DEM-SP), que reuniu assinaturas de 276 colegas na Câmara e 48 senadores. Um suposto "aliciamento de crianças para crimes de ódio e suicídio, e contra autoridades também faz parte dos alvos da investigação.

O grupo de apuração será formado por 15 senadores e 15 deputados. O prazo de investigação é de 180 dias. O documento de requerimento da investigação diz que serão analisados indícios de ataques cibernéticos que "atentam contra a democracia e o debate público", além da "presença de perfis automatizados ou robôs, [que]representam um risco à honestidade do debate público e do processo eleitoral".

Caso não haja retirada de assinaturas até às 0h desta quarta, a CPMI seguirá para o processo de instalação. Então, os partidos deverão indicar os integrantes. 

LEIA MAIS: Holanda faz gol na prorrogação e encara EUA na final da Copa Feminina

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.