Geral

Com ações em Salvador, PF ataca grupo que lesava servidores públicos do Ceará

Com ações em Salvador, PF ataca grupo que lesava servidores públicos do Ceará

Por Da Redação

Com ações em Salvador, PF ataca grupo que lesava servidores públicos do Ceará divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (3/12) uma operação que investiga um suposto esquema que tinha como alvo servidores públicos, através de operações irregulares de crédito consignado. O objetivo da operação, denominada Onzenário, é cumprir quatro mandados de prisão temporária, 26 de busca e apreensão em Salvador, Ceará e São Paulo, assim como o bloqueio de valores em contas dos investigados.


Segundo a PF, os mandados foram deferidos pela Justiça Federal do Ceará, em decorrência de uma investigação que apura casos com indícios de uma conspiração entre agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que atuaram no direcionamento ilícito de operações de crédito consignadas em folha dos servidores do Governo do Ceará ocorridos entre os anos de 2008 e 2014.


Os crimes investigados são de associação criminosa, corrupção, fraude em licitação, crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro, culminando em enriquecimento dos investigados. A PF identificou fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial.


Há ainda os supostos indícios de atuação de um ex-secretário de Estado da Casa Civil do Ceará, e do genro desse ex-secretário. Na época, o suspeito era gestor de uma das empresas que movimentou mais de R$ 600 milhões nas operações de crédito sob investigação. Contra ele também há um mandado de prisão. A PF não divulgou os nomes dos investigados. O nome da operação remete a agiotagem ou cobrança extorsiva de juros.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.