Cartunista argentino criador da Mafalda, Joaquín Tejón, morre aos 88 anos
Cartunista argentino criador da Mafalda, Joaquín Tejón, morre aos 88 anos
Morreu nesta quarta-feira (30/9) o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, de 88 anos. A informação foi divulgada por meio do Twitter pelo editor Daniel Divinsky.
Se murió Quino. Toda la gente buena en el país y en el mundo, lo llorará.
— Daniel Divinsky (@DanielDivi1) September 30, 2020
Familiares y amigos informamos que esta mañana falleció nuestro Querido Maestro, Quino????#quino #mafalda #adiosmaestroquino pic.twitter.com/2CnyWPfEh4
— Mafalda (@MafaldaDigital) September 30, 2020
O desenhista ganhou fama pela sua obra cômica, Mafalda. Publicada entre 1964 e 1973 em tiras nos jornais de todo o mundo, a garota abordava problemas políticos, de gênero e científicos. Mais tarde, os livros com as histórias de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas. A personagem se mantém, até os dias atuais, como a tira em quadrinhos latino-americana mais vendida no mundo. Os temas tratados permanecem atuais, e ela ganhou vida à parte nas redes sociais e em questões do Enem.
A causa da morte do desenhista não foi divulgada. Na semana passada, Quino foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Vivendo de forma reclusa nos últimos anos, ele chegou a se posicionar contra as fake news em 2018, ao declarar não serem de sua autoria tiras que utilizavam a imagem de Mafalda para criticar o aborto.
LEIA MAIS: Eleitor poderá justificar falta pelo celular até 60 dias após cada pleito da sucessão municipal
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.