Caminhada marca Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Caminhada marca Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Uma caminhada do Campo Grande à Praça da Piedade, na próxima terça-feira (28), vai marcar a passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho, em Salvador. A concentração começa às 8 horas. Serão realizados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidente.
Na Praça da Piedade, o grupo de teatro do Sesi encenará uma peça alusiva ao Dia 28 de Abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, lembrando a morte de 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virginia, Estados Unidos.
Situação
Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano morrem, no mundo 2,3 milhões de pessoas em decorrência de acidentes ou doenças ocupacionais. Cerca de 350 mil mortes são causadas diretamente por acidentes fatais e cerca de 2,0 milhões são provocadas por doenças ou por acidentes associados ao trabalho.
No Estado da Bahia foram registrados 21,5 mil acidentes em 2013, revelando redução de 8,2% comparativamente ao ano anterior e 624 casos de doenças laborais (contração de 14,3%). Os acidentes fatais vitimaram 108 trabalhadores/as na Bahia em 2013, perfazendo um incremento de 2,9 % em relação ao ano de 2012.