ALTOS NÚMEROS: Segundo lugar no Nordeste, Bahia registra 254 casos de microcefalia no ano
ALTOS NÚMEROS: Segundo lugar no Nordeste, Bahia registra 254 casos de microcefalia no ano
A Bahia é o segundo estado com maior número de ocorrência de bebês com microcefalia, com registro de 254 casos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15/6) pelo Ministério da Saúde. O estado de Pernambuco aparece em primeiro lugar no ranking do Nordeste, com 366 confirmações.
Ainda segundo o boletim epidemiológico, 667 casos ainda estão sendo investigados e 214 foram descartados na Bahia. O informe reúne as informações encaminhadas semanalmente pelas secretarias estaduais de saúde referentes à semana 23 deste ano, que vai até 11 de junho.
Em todo o Brasil, o Ministério da Saúde confirmou 1.581 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita. O total de casos confirmados ocorreram em 562 municípios, localizados em 25 unidades da federação e no Distrito Federal. Não existe registro de confirmação apenas no estado do Acre.
No país, foram descartados 3.308 casos por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia e ou malformações confirmadas por causa não infecciosas ou não se enquadrarem na definição de caso.
Foram registrados 317 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Destes, 73 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 198 continuam em investigação e 46 foram descartados.