Assista: jovem negro é humilhado na frente da mãe por suposto policial em Cajazeiras; "você iria me assaltar"
Assista: jovem negro é humilhado na frente da mãe por suposto policial em Cajazeiras; "você iria me assaltar"
Um homem, que seria policial, com uma arma em mãos durante uma briga com outro rapaz na porta do Mercado Municipal de Cajazeiras, em Salvador. Esse é o conteúdo de um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira (7/10).
O Aratu On apurou com a Polícia Militar que a situação ocorreu na última terça-feira (29/9) e ninguém foi identificado. Nas imagens, gravadas por uma mulher, é possível ouvir muita gritaria. O suposto agente está de boné, discutindo com o outro homem, negro, de joelhos. Ele relata que foi vítima de uma tentativa de assalto. "Você me desacatou. Você fez que ia puxar algo para mim. Se eu não fosse 'polícia' você ia me assaltar", afirma.
Várias pessoas começam a gritar e a defender o ajoelhado. "Isso é racismo. Se ele não fosse negro, ele não ia ser tratado dessa forma", diz a cinegrafista amadora. Toda a cena foi testemunhada pela mãe do rapaz negro. "Meu filho é trabalhador, ele não ia fazer isso", sustenta a mulher.
O jovem tenta, a todo o custo, se defender, alegando que foi pegar o celular que estava na cintura, mas suposto policial continua afirmando que ele queria roubá-lo. "Eu sou trabalhador, vou fazer isso porque?", conversa o jovem. O rapaz permanece com a arma em punho e diz que o menino é um criminoso. "A senhora é trabalhadora, mas o seu filho não respeita os outros", fala em direção à mãe.
Depois da confusão, o homem armado, então, prossegue caminhando na rua. "Você escapou de morrer", revela.
A PM disse, em nota, ter conhecimento da situação, mas em contato com o responsável pelo Mercado "não reconheceu o homem como segurança do local". A reportagem do Aratu On tentou entrar em contato com a titular da 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras), Overanda Oliveira, para saber se algum procedimento foi registrado na unidade para identificar o rapaz armado, mas a delegada não atendeu as ligações.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.