Após governo liberar verbas para o combate às queimadas, Ibama determina retomada das atividades
Após governo liberar verbas para o combate às queimadas, Ibama determina retomada das atividades
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ordenou, por meio de ofício publicado nesta sexta-feira (23/10), que brigadas de incêndios florestais "retornem para as suas respectivas atividades e operações a partir da presente data". O documento foi assinado pelo chefe do Centro Especializado Prevfogo/Dipro, Ricardo Vianna Barreto. A determinação foi realizada após liberação de verbas para o órgão.
"O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que, em virtude do remanejamento de 16 milhões de reais em recursos do próprio Ministério do Meio Ambiente, devidamente autorizado pela Economia e da perspectiva de liberação de mais 60 milhões de reais em recursos por parte do Ministério da Economia, determinou o retorno imediato dos brigadistas que atuam no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)."diz o comunicado.
Na quinta-feira (22/10), o órgão falou em "indisponibilidade financeira" para fechar o mês de outubro, logo após comunicar a suspensão das atividades por motivo de falta de verbas. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se manifestou logo em seguida e disse que o governo iria desbloquear os recursos necessários para a retomada das atividades das brigadas de incêndios florestais em todo o país.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, agradeceu a liberação da verba para o Ibama e citou o ministro da Economia, Paulo Guedes, em uma nota publicada nas redes sociais.
Quero agradecer ao nosso Min. Paulo Guedes que acaba de me informar que deve liberar, ainda hoje, os 60 milhões necessários à continuidade das ações do IBAMA no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal. Tks PG ! pic.twitter.com/wG4Ora7amK
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) October 23, 2020
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.