Anatel notifica operadoras para bloquear aplicativo Rumble
Anatel notificou as empresas nesta sexta (21), após decisão do ministro Alexandre de Moraes
Por Da Redação.
Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio da rede social Rumble no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, neste sábado (22), que as principais operadoras de banda larga do país, como Vivo, Claro, Tim e Oi, já implementaram a suspensão do acesso à plataforma.
A medida foi tomada depois que a Anatel notificou na sexta-feira (21), as cerca de 20 mil empresas de telecomunicações que atuam no Brasil, com algumas já cumprindo a ordem de bloquear a rede social. As maiores operadoras receberam a notificação pessoalmente pelo presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.

As maiores empresas foram notificadas pessoalmente pelo presidente da agência reguladora, Carlos Manuel Baigorri. Foto: Reprodução| Agência Brasil
A decisão de Moraes foi tomada em razão de "reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais" por parte do Rumble, além da tentativa da plataforma de não se submeter ao ordenamento jurídico brasileiro, criando um "ambiente de total impunidade" nas redes sociais.
O ministro já havia determinado, no início de fevereiro, que a rede social bloqueasse o perfil de Allan dos Santos e suspendesse o repasse de valores oriundos de monetização, doações, publicidades e inscrições de apoiadores, incluindo valores de lives, mas a plataforma não cumpriu a ordem.

Operadoras Bloqueiam Rumble No Brasil. Foto: Divulgação
Com a ação de Moraes, o bloqueio do Rumble no Brasil agora é uma medida para garantir o cumprimento das determinações judiciais e a regularidade das plataformas nas redes sociais brasileiras.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).