AO VIVO Últimas Notícias
22/04/2024 18h45 | Atualizado em 22/04/2024 19h11

Deputado baiano pula muro para entrar em hospital de Barreiras; veja vídeo

Leandro de Jesus (PL) alegou que estava cumprindo seu "papel de fiscalização"

Deputado baiano pula muro para entrar em hospital de Barreiras; veja vídeo Foto: Reprodução/Instagram
Da Redação

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi flagrado pulando o muro do Hospital Oeste, em Barreiras, nesta segunda-feira (22/4). A informação e o vídeo da situação foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), pontuando que o parlamentar alegou “cumprir seu papel de fiscalização”.

“Embora seja relevante que os parlamentares realizem sua função de legislar e fiscalizar, é essencial que isso ocorra dentro das normas e regulamentações estabelecidas para garantir a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas. Hospitais têm políticas claras de acesso para proteger pacientes, funcionários e visitantes”, diz a Sesab.

Ainda de acordo com a secretaria, o deputado foi orientado pela direção da unidade sobre as diretrizes sanitárias e regras de acesso a instituições de saúde. Ainda assim, “pulou o muro que dá acesso ao serviço de radioterapia, que será implantado, a fim de adentrar nas dependências da unidade, já que são comunicantes”. A segurança do hospital conseguiu impedir o acesso ao interior da unidade.

Conforme a Sesab, o Hospital do Oeste realiza cerca de 30 mil atendimentos por mês, o que inclui consultas, internações, cirurgias e serviço de apoio diagnóstico terapêutico. A pasta frisou, ainda, que “toda unidade hospitalar possui diversas regras”, dentre elas:

– Horários de visita pré-estabelecidos para não perturbar o repouso dos pacientes;
– Identificação para acesso controlado às áreas do hospital;
– Medidas de segurança para manter a ordem e prevenir incidentes;
– Políticas de acompanhantes para regular o número de pessoas em áreas críticas, tais como centro cirúrgico, UTIs e oncologia;
– Controles de infecção para evitar a propagação de doenças;
– Restrições em áreas específicas para proteger pacientes e profissionais

“Essas regras existem para manter um ambiente seguro e propício ao cuidado dos pacientes. A conduta do deputado Leandro de Jesus, ao tentar invadir o hospital sem seguir os procedimentos adequados, é inaceitável e coloca em risco a segurança e o bem-estar de todos no hospital. Reforçamos nosso compromisso com a segurança para garantir que episódios como esse não se repitam”, concluiu a secretaria.

O QUE DIZ O DEPUTADO

Procurada pelo Aratu On, a assessoria de Leandro de Jesus diz que houve “rejeição de direito de fiscalização” e afirmou que a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que fica no referido hospital, “segue sem funcionamento após inauguração”, esta em 2022, realizada pelo governo estadual.

“Ao tentar acessar ao local para fiscalizar a situação, o parlamentar foi impedido e precisou pular o muro da unidade para cumprir o seu papel como legislador”, diz a equipe de comunicação de Leandro de Jesus.

“Chegamos ao local, nos apresentamos como parlamentar, solicitamos o acesso à gestão da Unacon, e nos foi negada. A partir da negativa, acionamos a Polícia Militar para que o nosso direito de fiscalização fosse protegido. No entanto, mesmo com a polícia, os responsáveis pelo equipamento público continuaram negando acesso, afirmando que precisariam de autorização da Sesab para que eu pudessem adentrar à Unidade”, disse Leandro.

Segundo o parlamentar, ele esperou três horas por uma resposta da Sesab para entrar na Unacon, mas não teve retorno. “Com as negativas, o deputado precisou pular o muro da Unidade para poder fiscalizar a situação do equipamento que já vai para dois anos sem funcionamento mesmo sendo inaugurado no Governo Rui Costa (PT)”, criticou.

“O Governo do PT na Bahia não tem pena das pessoas que sofrem com câncer. Aqueles precisam do serviço de radiologia precisam se deslocar até Salvador, ou seja, mais de dez horas de carro, para poder contar com a assistência, mesmo o ex-governador Rui Costa inaugurando a obra em 2022, há mais de um ano. Inauguração fantasiosa, mas que não é novidade neste governo que vive de propaganda”, acrescentou o deputado.

Leandro de Jesus informou ainda que “está oficiando o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que medidas sobre a falta de funcionamento, bem como com a proibição do seu acesso ao estabelecimento, sejam tomadas”.

LEIA MAIS: Leandro de Jesus diz não ter tido retorno do governo sobre denúncia de ônibus abandonados

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)