Bahia realiza primeiro transplante de osso e cartilagem pelo SUS
Transplante de osso e cartilagem foi feito no joelho de um paciente de 55 anos após acidente de moto
Por Ananda Costa.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública sob gestão do Hospital Israelita Albert Einstein, realizou o primeiro transplante de osso e cartilagem, o osteocondral, do estado.
A cirurgia é considerada uma das mais avançadas na ortopedia e é indicada para tratar lesões articulares graves, por meio da substituição de cartilagem danificada por um enxerto com osso e cartilagem saudável, retirado de um doador com compatibilidade de tamanho.
O paciente, um homem de 55 anos, morador da cidade de Itaberaba, foi encaminhado ao HOEB pelo sistema de regulação estadual após sofrer um acidente de moto a caminho do trabalho. A lesão mais grave ocorreu no joelho, que precisou ser reconstruído com o enxerto.
O gerente médico do hospital, Dr. Niklas Soderberg, destacou que o transplante representa um avanço no tipo de assistência oferecida na unidade. “É uma técnica complexa e altamente eficaz para restaurar a estrutura e a função da articulação, proporcionando melhora significativa da mobilidade e da qualidade de vida do paciente”, afirmou.
Benefícios do transplante de osso e cartilagem
Entre os benefícios do transplante osteocondral estão a recuperação da superfície articular, a melhora da funcionalidade do membro atingido e a possibilidade de retorno às atividades diárias.
A técnica também é considerada uma solução definitiva para lesões extensas de cartilagem, frequentes em traumas de alta energia, como acidentes de trânsito.
+ Câncer de pâncreas: veja sintomas da doença que afeta Edu Guedes
LEIA MAIS: Mulher rompe aorta após orgasmo e é submetida a cirurgia de urgência
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).