Mulher rompe aorta após orgasmo e é submetida a cirurgia de urgência

Mulher de 45 anos tinha hipertensão sem tratamento e fumava há 17 anos

Por Da Redação.

Uma mulher de 45 anos precisou ser submetida a uma cirurgia cardiotorácica de emergência após sofrer uma ruptura na aorta durante uma relação sexual com o marido. O caso raro foi descrito na revista científica American Journal of Case Reports.

Segundo os médicos responsáveis, a paciente chegou ao hospital com fortes dores no peito logo após o ato sexual. Ela relatou que, durante o orgasmo, ouviu um estalo e, em seguida, sentiu uma dor intensa que se irradiava para as costas. A posição adotada na relação, com as pernas apoiadas sobre o peito, também foi citada por ela durante a avaliação.

“A dor era intensa e se assemelhava a facadas, associada à falta de ar e náuseas”, descreve o relatório médico.

Mulher rompe aorta após orgasmo e é submetida a cirurgia de urgência.Foto: American Journal of Case Reports

Exames de imagem indicaram a presença de um hematoma intramural na aorta, condição grave que envolve sangramento dentro da parede do maior vaso sanguíneo do corpo. Se não tratada a tempo, a situação pode evoluir para um aneurisma ou mesmo uma ruptura completa da aorta, com risco alto de morte.

 + Lula consegue fazer sexo por até 3 horas seguidas

O caso

Embora o sexo seja, em geral, uma atividade física de intensidade moderada, os especialistas alertam que, em algumas circunstâncias, pode provocar picos de esforço comparáveis a exercícios intensos. Isso pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares, principalmente em pessoas com doenças preexistentes.

Os médicos apontaram fatores de risco relevantes para o quadro da paciente, como hipertensão arterial não tratada há pelo menos um ano e tabagismo crônico. A mulher fumava há 17 anos.

“O nosso caso é incomum por envolver uma mulher em uma relação sexual consensual, mas com fatores de risco significativos, como hipertensão não tratada e tabagismo crônico”, destacaram os médicos no artigo.

A paciente passou por cirurgia e recebeu alta três dias após a internação, mas continua em acompanhamento médico.

Sexo. Foto: Imagem Ilustriva | Freepik

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.