Na Espanha, Jerônimo negocia importação de tratamento contra o câncer para a Bahia
Previsão do governador é que termo de cooperação entre Barcelona e a Bahia seja desenvolvida a partir do próximo mês
Em visita à Universidade e ao Hospital das Clínicas de Barcelona, na Espanha, o governador Jerônimo Rodrigues declarou nesta segunda-feira (26/2) interesse em importar um serviço de tratamento contra o câncer para a Bahia. Segundo a comunicação do governo estadual, o procedimento chamado de "Car-T-Cell" é um tratamento com terapia celular e é considerado revolucionário no combate à doença.
"O hospital já desenvolve, de forma avançada, o 'Car-T Cell', e nós viemos aqui, hoje, ver a possibilidade de levar esse tipo de serviço para o estado da Bahia. A partir de março, em parceria com as universidades estaduais e federais, já haveremos de fazer um termo de cooperação técnica para que isso possa acontecer na Bahia", afirmou o governador.
Diretor-geral do Hospital das Clínicas de Barcelona, Josep Maria Campstol, avaliou que há "grande potencial" na cooperação com o governo baiano. A terapia é direcionada especificamente aos chamados cânceres hematológicos - leucemia, linfomas e mielomas são os tipos de maior recorrência. O tratamento modifica células de defesa do próprio paciente, os linfócitos T, para combater a doença. Após a modificação, as células são chamadas "Car-T", por isso o nome dado ao tratamento.
LEIA MAIS: Secretaria da Saúde de Salvador lança carteira de prioridade para pessoas com fibromialgia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!