‘Sem miojo’: Anvisa proíbe venda de macarrão instantâneo com substância nociva para cães
A empresa Keishi é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, como udon, yakisoba, lamen, além de massas de salgados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (22/9) que as ‘massas alimentícias da empresa Keishi, fabricadas entre 25/7/22 e 24/8/22 não sejam comercializadas e que os produtos sejam recolhidos do comércio.
A ação faz parte da investigação do caso do propilenoglicol contaminado com etilenoglicol, responsável pela intoxicação e consequente morte de animais. Segundo a agência, a substância contaminada foi fornecida pela Tecno Clean Industrial Ltda
“Segundo os dados fornecidos, a empresa de nome fantasia Keishi é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, tais como udon, yakisoba, lamen, além de massas de salgados, como gyoza. Os produtos são vendidos também na forma de massas congeladas.”, diz a nota da empresa.
SUBSTÂNCIAS
O etilenoglicol é um solvente orgânico altamente tóxico responsável por causar insuficiência renal e hepática se ingerido, levando à morte. Não há autorização para o uso dessa substância em alimentos.
Já o propilenoglicol possui autorização de uso em alguns alimentos, mas não para massas alimentícias. O produto também é usado no processo de refrigeração de alimentos, não causando risco à saúde humana nestes casos específicos.
ENTENDA
No início deste mês, Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a empresa Bassar Pet Food para que apresente recall compulsório dos petiscos caninos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care, que já causaram a morte de pelo menos 40 cães. A empresa chegou a solicitar aos consumidores que entregassem os petiscos adquiridos no mesmo local onde foram comprados. As investigações apontam para a presença de propilenoglicol nos produtos.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!