AO VIVO Últimas Notícias
11/07/2022 17h59 | Atualizado em 11/07/2022 18h16

Final de semana “do barulho” termina com apreensão de 36 equipamentos de som em Salvador

As apreensões foram feitas nos bairros do Uruguai, Imbuí, Liberdade, Ribeira, Boca do Rio, Fazenda Grande do Retiro, Parque Bela Vista, Pernambués, Brotas e Castelo Branco e Bosque das Bromélias

Final de semana Foto: divulgação/Secom
Da Redação

De sexta a domingo (8 a 10/7), a Operação Sílere apreendeu 36 equipamentos de som flagrados violando a norma que inibe a poluição sonor. O grupo formado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e as polícias Civil e Militar recebidas 813 denúncias e realizadas 291 vistorias no período.

As apreensões foram feitas nos bairros do Uruguai, Imbuí, Liberdade, Ribeira, Boca do Rio, Fazenda Grande do Retiro, Parque Bela Vista, Pernambués, Brotas e Castelo Branco e Bosque das Bromélias. Entre as fontes sonoras mais denunciadas estão residências, veículos particulares, bares, restaurantes e equipamentos de som ligados em área pública.

O cidadão pode denunciar a poluição sonora irregular por via do Fala Salvador, no telefone 156. Outra opção é o aplicativo Sonora Salvador, que permite o registro da reclamação com compartilhamento de fotos, geolocalização e está disponível no sistema Android.

LEI

De acordo com a lei municipal 5354/98, que dispõe sobre a utilização sonora em Salvador, todo estabelecimento não residencial deverá solicitar autorização para realizar qualquer tipo de atividade sonora. A legislação permite a emissão de ruídos com níveis acima de 70 decibéis das 7h às 22h; e acima de 60 decibéis das 22h às 7h. Para o cidadão ou estabelecimento flagrados infringindo a lei, a multa varia de R$ 1.068 a R$ 168 mil e os equipamentos sonoros são apreendidos.

LEIA MAIS: Exclusivo: STJ mantém decisão de júri que absolveu Kátia Vargas no caso Emanuel e Emanuelle

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Da redação