Geral

Professores desocupam Prefeitura de Feira de Santana após ordem de Justiça

Por Da Redação

Professores desocupam Prefeitura de Feira de Santana após ordem de JustiçaACM/Prefeitura de Feira de Santana

O juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, determinou, na tarde desta sexta-feira (1/4), através de liminar, a desocupação imediata do Paço Municipal de Feira de Santana. Os professores haviam ocupado o espaço, onde funciona a Prefeitura, em um ato pedindo aumento salarial. 


LEIA MAIS: VIDEO: Professores invadem prefeitura de Feira de Santana e são retirados com extintores de incêndio


A decisão englobou também o desbloqueio da via pública nas imediações do local a fim de permitir a livre circulação de veículos e pessoas. Em caso de descumprimento da decisão, a multa era de R$ 5 mil por hora.


Esse recurso, porém, não foi necessário, pois os sindicalistas já se retiraram do local .Segundo a Prefeitura, "professores da rede municipal de Educação e a diretora da APLB, Marlede Oliveira" saíram do Paço municipal Paço Municipal logo após a decisão.


No documento, o juiz também autoriza "o uso de força policial para garantir eventual desbloqueio dos prédios e da via pública, de modo a garantir a incolumidade física das pessoas e do patrimônio, bem como o livre exercício das atividades desempenhadas em seus órgãos". De acordo com a liminar, cabe ao oficial de Justiça, por ordem, requisitar a força policial para o cumprimento da decisão. 


Na solicitação, a Procuradoria Geral cita como responsáveis o vereador e presidente da Câmara, Fernando Torres, vereadores Silvio Dias, Jhonatas Monteiro, o chefe da ascom do Legislativo, Marcos Valentim, além de Marlede Oliveira. 


Um assessor do vereador Jhonatas Monteiro, Rafael Moreira, acabou sendo conduzido à delegacia escoltado pela Guarda Municipal. Segundo o órgão municipal, Rafael agrediu um guarda municipal com uma cotovelada, enquanto o servidor público entrou com um grupo de guardas para negociar a desocupação do prédio.


A Polícia Técnica está periciando o local.


RELEMBRE


Em vídeos enviados a redação Aratu On, é possível ver que os professores ligados à Aplb Sindicato fizeram barricada com sofás e cadeiras. Os agentes utilizaram um extintor para abrir caminho e pedir a retirada dos profissionais.


Segundo a prefeitura, a Secretaria de Governo teve a porta principal quebrada e as redes elétrica e de internet do prédio também sofreram danos "que comprometem inclusive a publicação, amanhã, 1º, do Diário Oficial Eletrônico". Os manifestantes tomaram o prédio aos gritos de "Fora, Colbert", em alusão ao prefeito da cidade, Colber Martins (MDB).



Todas as atividades administrativas desempenhada no prédio foram paralisadas com a ação. Os servidores que estavam no Paço Municipal Maria Quitéria no momento da invasão só conseguiram deixar o local escoltados pela Guarda Municipal.



O prefeito divulgou um vídeo em suas redes sociais em que garante o pagamento do piso nacional aos professores e argumenta que há diálogo com a categoria - o que, em sua opinião, deveria evitar uma possível greve. "A greve é sempre um instrumento legal de reivindicação da classe trabalhadora. Mas, entendemos que esse é um mecanismo que deve ser utilizado quando não existe o diálogo e a busca pelo entendimento. Essa não é a realidade em Feira, onde estamos em busca de uma resolução", defendeu.


O gestor prometeu continuar com os diálogos com a categoria e disse repudiar os atos violentos sofridos pelos professores. "Não compactuo com nenhuma forma de violência e desrespeito. As imagens que estão circulando em todos grupos da cidade hoje, criam um clima de terror e caos que não faz parte da maneira como estamos conduzindo este processo. O episódio de hoje representa uma situação isolada, que nós combatemos veementemente", disse.



Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.