Bolsonaro avalia prorrogação do auxílio para trabalhadores do meio cultural até o ano que vem
Bolsonaro avalia prorrogação do auxílio para trabalhadores do meio cultural até o ano que vem
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avalia a possibilidade de estender o pagamento da renda emergencial para trabalhadores da cultura, por meio da Lei Aldir Blanc. As informações são do jornalista Gustavo Uribe, da Folha de São Paulo, em Brasília.
Segundo Uribe, a ideia é prorrogar até dia 31 de dezembro de 2021 o prazo final para a execução, empenho, liquidição e pagamento dos recursos previstos na legislação, que foi sancionada em junho deste ano. O pedido de extensão do benefício teria sido um pedido do secretário especial da Cultura, Mario Frias. Conforme assessores do Palácio do Planalto, Bolsonaro teria concordado com a prorrogação.
Como o setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, por conta das restrições sociais, os integrantes da classe artística pressionavam para que a renda emergencial não fosse interrompida. A Lei Aldir Blanc destinou o repasse de R$ 3 bilhões em verbas a estados e municípios. Espaços culturais e trabalhadores da área foram beneficiados. No caso dos trabalhadores, com o pagamento de três parcelas no valor de R$ 600.
A lei da renda emergencial da cultural é de autoria da deputada federal Benedita da Silva, do PT, do Rio de Janeiro.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.