Geral

Deputados aprovam renovação do estado  de calamidade  em 391 municípios baianos

Deputados aprovam renovação do estado  de calamidade  em 391 municípios baianos

Por Da Redação

Deputados aprovam renovação do estado  de calamidade  em 391 municípios baianosdivulgação/ALBA

Foram aprovados nesta última segunda-feira (21/;12), em uma sessão virtual da Assembleia Legislativa da Bahia, dois projetos de lei de autoria do Executivo que prorrogam o reconhecimento de calamidade pública em 391 municípios baianos por causa da pandemia da Covid-19.


A sessão contou com parlamentares discutindo e apresentando seus votos através do Sistema de Deliberação Remota (SDR). O presidente Nelson Leal (PP) registrou a unanimidade da aprovação existente entre os parlamentares dos blocos do governo e da oposição com relação às matérias relacionadas com a Covid-19 e deverá convocar outra sessão extraordinária.


Uma das matérias aprovadas visa à remissão parcial e redução de multas e acréscimos moratórios de débitos tributários do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) relativo ao contexto no documento de créditos fiscais.


 A medida permite um alívio fiscal aos orçamentos estaduais onerados com as despesas extras e redução de receitas geradas pelo combate à pandemia. O projeto de nº 24.001 foi encaminhado ao Legislativo pelo governador Rui Costa e estava sob pedido de vistas da bancada oposicionista, formulado pelo deputado Alan Sanches (DEM).


Além disso, foi discutido o Projeto de Decreto Legislativo da Mesa Diretora da ALBA, nº 2.922/2020, que prorroga o prazo de reconhecimento do estado de calamidade pública dos municípios baianos com população inferior a 100 mil habitantes, estendendo-o até o final de 2020, por causa da pandemia do coronavírus. Cidades com população superior a 200 mil habitantes já tiveram seus decretos com data fixada em 31 de dezembro desde o início da luta contra a Covid-19, mas o prazo para os demais foi de 90 dias.


Foi aprovado, também, um projeto que modifica a Lei nº 12.365, de 30 de novembro de 2011, e cria o Programa Aldir Blanc Bahia, em cumprimento à Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.


LEIA MAIS: OMS convoca reunião de emergência para debater nova variante do coronavírus


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.