Movimentação econômica cresceu 17,8% em Salvador no mês de outubro após reabertura do comércio
Movimentação econômica cresceu 17,8% em Salvador no mês de outubro após reabertura do comércio
O Índice de Movimentação Econômica (IMEC) de Salvador cresceu no mês outubro, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (10/12) pela Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI). O aumento foi de 17,8%, comparado ao mês anterior, na série livre de influências sazonais.
O número provavelmente está ligado a reabertura do comércio, que também aconteceu em outubro. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, entretanto, houve queda de 18,7%, acumulando retração de 26,3% no ano. Em 12 meses o índice caiu 21,6%.
O acréscimo de outubro foi sentido em cinco das seis variáveis que compõem o indicador, com destaque para: Passageiros intermunicipais (87,9%), Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (39,0%), Carga portuária (34,7%), Passageiros urbanos (5,1%), e Consumo energia elétrica (1,7%).
A única vertente que não registrou aumento foi o Consumo de Combustível, com queda de 0,3%. O índice é calculado pela SEI, autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.