Sistema do TRF-1 é alvo de ataque de hacker e fica fora do ar nesta sexta
Sistema do TRF-1 é alvo de ataque de hacker e fica fora do ar nesta sexta
Um ataque hacker aos sistemas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) deixou o site do órgão fora do ar na manhã desta sexta-feira (27/11). Os invasores conseguiram acesso a arquivos de 47 bases de dados, mas o tribunal diz que nenhum dado sigiloso foi divulgado.
A informação é do jornal O Estado de São Paulo. O sistema do tribunal é responsável por processos de 13 Estados e o Distrito Federal. Segundo os hackers, o objetivo da ação é mostrar que o TRF é vulnerável e não provocar o caos. Os invasores comemoram nas redes o fato de que conseguiram mostrar uma suposta vulnerabilidade do sistema. Este foi o quarto ataque a órgãos federais em apenas um mês.
O site do tribunal já está funcionando normalmente. Agora, o órgão está passando por uma manutenção para “analisar uma possível falha na segurança”. “A equipe do tribunal está avaliando agora, mas a princípio houve somente uma divulgação de material que já era de domínio público”, informou o órgão por meio de nota.
No inicio do mês, os sistemas do Superior Tribunal de Justiça foram invadidos por hackers que bloquearam o acesso aos arquivos do tribunal e pediram o pagamento pelo “resgate”. Em seguida, o alvo de um novo ataque foi o site do Ministério da Saúde, que atrapalhou a contagem de novos casos de Covid-19 no país.
O mais recente, até então, foi um ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atrasou por horas a divulgação dos resultados do primeiro turno das eleições municipais.
LEIA MAIS: Pabllo Vittar lança música com a vocalista da banda baiana A Travestis; ouça "Tímida"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.