Geral

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado a tiros e Teerã acusa Israel pelo crime

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado a tiros e Teerã acusa Israel pelo crime

Por Da Redação

Principal cientista nuclear do Irã é assassinado a tiros e Teerã acusa Israel pelo crimereprodução/Twitter

O Ministério da Defesa do Irã está acusando Israel pela morte de Mohsen Fakhrizadeh, cientista nuclear iraniano proeminente, descrito como o guru do programa nuclear daquele país. Fakhrizadeh foi baleado por quatro homens, nesta sexta-feira (27/11), na cidade de Absard, 70 Km a leste de Teerã. O governo do país nega o envolvimento com o crime.



Testemunhas afirmam ter ouvido o barulho de uma explosão e em seguida o som de rajadas de metralhadoras. O cientista chegou a ser socorrido para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos, apesar de ser, segundo o jornal "New York Times",  um dos maiores alvos da Mossad, o serviço de inteligência israelense.


"Durante o confronto entre sua equipe de segurança e os terroristas, Mohsen Fakhrizadeh ficou gravemente ferido e foi levado ao hospital. Infelizmente, a equipe médica não conseguiu reanimá-lo e, há poucos minutos, esse importante cientista, após anos de esforço e luta, atingiu um alto grau de martírio", disse o Ministério da Defesa iraniano ao confirmar a morte do cientista.


As forças de segurança de Absard bloquearam a avenida onde ocorreu o ataque. Um porta-voz dos militares israelenses disse à imprensa que "não comentamos sobre notícias na mídia estrangeira". O gabinete do primeiro-ministro de Israel declarou que não comentaria "sobre tais relatos". Já o  ministro das Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, usou as redes sociais para classificar o assassinato como uma covardia e um ato terrorista. Ele diz que há sérias indicações do papel israelense no atentado.


"Terroristas assassinaram um eminente cientista iraniano hoje. Esta covardia - com sérias indicações do papel israelense mostra uma guerra desesperada contra os perpetradores. O Irã apela à comunidade internacional - e especialmente à UE - para acabar com seus vergonhosos padrões duplos e condenar este ato de terror de Estado", escreveu Zarif no Twitter.



Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.