Tartaruga desova na praia de Ondina e testemunhas improvisam cercado para proteger ninhada
Tartaruga desova na praia de Ondina e testemunhas improvisam cercado para proteger ninhada
Com a areia vazia, a praia da Ondina, em Salvador, acabou virando palco de uma cena incomum na noite do sábado (7/11). Uma tartaruga marinha depositou seus ovos nas proximidades da piscina de Oliveira, situada atrás do Ondina Apart Hotel. Antes das restrições impostas por conta da pandemia do novo coronavírus, o local costumava ser muito movimentado, inclusive durante a noite, e esta é a primeira vez que este tipo de animal deixa seus ovos nesta região.
Populares isolaram a área improvisadamente com pedaços de madeira para preservar o ninho e se comprometeram a permanecer no local, em vigília até a chegada das autoridades competentes para realizar a remoção dos ovos para um local seguro. Testemunhas relatam que o réptil demorou cerca de 40 minutos para depositar os ovos e foi embora em seguida.
"A gente vive aqui na área, trabalha, depende da praia para sobreviver. Isto é um ato inusitado porque eu estou aqui há quatro anos ele [amigo] chegou agora, tem quase dois meses. Mas ele conseguiu assistir um fato inusitado, uma tartaruga depositando seus ovos na praia da Ondina." Declarou uma testemunha identificada como Adriano Santos. "Nós precisamos que alguém se comova e venha recolher os ovos para um local seguro." concluiu.
Em contato com Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM) o Aratu On foi informado que o órgão não tinha conhecimento sobre o fato. A expectativa é que Equipes do Gepa e do Projeto Tamar transfira a ninhada para um local de segurança.
LEIA MAIS: Mega-Sena acumulada: ninguém acertar as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 34 milhões
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003