STF determina afastamento de Chico Rodrigues; senador foi flagrado com dinheiro vivo entre suas nádegas
STF determina afastamento de Chico Rodrigues; senador foi flagrado com dinheiro vivo entre suas nádegas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, nesta quinta-feira (15/10), o afastamento do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) do cargo por 90 dias. Mais cedo, ele já havia sido afastado do cargo de confiança de vice-líder do governo no Senado. As sanções foram impostas após ele ter sido flagrado com R$ 30 mil dentro da cueca, com parte do dinheiro entre as nádegas.
Mesmo com a decisão do ministro, caberá ao Senado dar a palavra final sobre o afastamento do parlamentar. De acordo com a Agência Brasil, o ministro acredita que o afastamento do cargo é necessário para evitar que o parlamentar possa utilizar o cargo para dificultar as investigações. “O afastamento de parlamentar do cargo é medida absolutamente excepcional, por representar restrição ao princípio democrático. [...] Não podemos enxergar essas ações como aceitáveis. Precisamos continuar no esforço de desnaturalização das coisas erradas no Brasil”, decidiu Barroso.
Uma reportagem do jornal O Antagonista, entretanto, apontou que o primeiro suplente do senador, que ficaria em seu lugar caso saia, é seu filho. Ao pedir seu afastamento do argo de confiança, Chico Rodrigues declarou que tudo será esclarecido e que não tem nada a ver com “qualquer ato ilícito de qualquer natureza.”
Confira:
NOTA Acredito na justiça dos homens e na justiça divina. Por este motivo estou tranquilo com o fato ocorrido hoje em...
Publicado por Chico Rodrigues em Quarta-feira, 14 de outubro de 2020
RELEMBRE
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, foram encontrados R$ 30 mil dentro da cueca do vice-líder do governo Jair Bolsonaro. Parte do dinheiro estaria entre as nádegas do senador, com algumas notas sujas de fezes. O presidente afirmou que a operação não tem relação com o seu governo e é prova de que não há proteção de ninguém.
Pouco antes da apreensão, Bolsonaro disse que dará uma "voadora no pescoço" de quem se envolver em corrupção. A nova expressão foi usada uma semana depois de o presidente ter afirmado que a Lava Jato acabou porque, segundo ele, não há casos de irregularidades em sua gestão.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.