Geral

Cartunista argentino criador da Mafalda, Joaquín Tejón, morre aos 88 anos

Cartunista argentino criador da Mafalda, Joaquín Tejón, morre aos 88 anos

Por Da Redação

Cartunista argentino criador da Mafalda, Joaquín Tejón, morre aos 88 anos Tania Rego/ Agência Brasil

Morreu nesta quarta-feira (30/9) o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino, de 88 anos. A informação foi divulgada por meio do Twitter pelo editor Daniel Divinsky.




 




O desenhista ganhou fama pela sua obra cômica, Mafalda. Publicada entre 1964 e 1973 em tiras nos jornais de todo o mundo, a garota abordava problemas políticos, de gênero e científicos.  Mais tarde, os livros com as histórias de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas. A personagem se mantém, até os dias atuais, como a tira em quadrinhos latino-americana mais vendida no mundo. Os temas tratados permanecem atuais, e ela ganhou vida à parte nas redes sociais e em questões do Enem.


A causa da morte do desenhista não foi divulgada. Na semana passada, Quino foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Vivendo de forma reclusa nos últimos anos, ele chegou a se posicionar contra as fake news em 2018, ao declarar não serem de sua autoria tiras que utilizavam a imagem de Mafalda para criticar o aborto. 





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.