Opositor russo envenenado com substância de guerra recebe alta médica na Alemanha
Opositor russo envenenado com substância de guerra recebe alta médica na Alemanha
O opositor russo Alexei Navalny, 44 anos, hospitalizado no dia 22 de agosto em Berlim após passar mal durante um voo devido a um envenenamento, recebeu alta médica na terça-feira (22/9). A informação só foi divulgada nesta quarta (23/9) pelos médicos do hospital Charité, na Alemanha.
"O estado de saúde do paciente melhorou tanto que a terapia intensiva foi interrompida após 32 dias de hospitalização", afirma um comunicado divulgado pelo centro médico. "Observando a evolução do tratamento até agora e do estado atual do paciente, os médicos consideram que é possível um restabelecimento completo", completa a nota do hospital de Berlim.
O líder da oposição russa ficou hospitalizado por 32 dias, sendo que, em 24, esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele acordou de um coma induzido em 7 de setembro. Os médicos que trataram Alexei por envenenamento com a substância neurotóxica novichok, desenvolvida pela União Soviética para uso militar, disseram que ainda é muito cedo para para avaliar as possíveis consequências a longo prazo do envenenamento.
O opositor no entanto já declarou que planeja fazer fisioterapia todos os dias e pode seguir o tratamento em um centro de reabilitação para recuperar suas habilidades motoras, incluindo o uso total da mão esquerda. No Instagram , Navalny afirmou que estava aprendendo a recuperar o equilíbrio ao ficar em uma perna só e agradeceu aos médicos do hospital Charité, de Berlim, pelo tratamento que recebeu.
A Rússia, por sua vez, nega o envenenamento e diz que não encontrou evidências de envenenamento.
LEIA MAIS: Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Mata de São João; corpo é encontrado em estrada de barro
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.