Geral

Produção industrial baiana cresce em julho, mas ainda é menor que registro de 2019

Produção industrial baiana cresce em julho, mas ainda é menor que registro de 2019

Por Da Redação

Produção industrial baiana cresce em julho, mas ainda é menor que registro de 2019ilustrativa/Pixabay

A Produção industrial baiana cresceu 11,1% entre os meses de junho e julho, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístoca (IBGE) nesta quarta-feira (9/9). Apesar do aumento, o saldo é 5,7% menor que o mesmo período de 2019.


Para o IBGE, o resultado negativo em relação ano anterior se explica por quedas na indústrias extrativas (-2,8%) e de transformação (-5,9%), no caso desta última puxada fortemente pela produção automobilística (-51,4%) e pela metalurgia (-59,4%).  


Outras sete das 11 atividades pesquisadas tiveram alta, com destaque para os derivados do petróleo, cuja produção aumentou 18,8%. Esse é o terceiro mês com crescimento consecutivo no Estado, que apresentou o 5º maior número entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE. Considerando todo o Brasil, a média de crescimento da industria foi de 8%. Por outro lado, a produção industrial na Bahia ainda acumula queda de -12,2% entre março e julho.


O instituto calcula ainda que nos primeiros sete meses de 2020, a queda foi de 7,1% - um resultado melhor que o do Brasil como um todo, que caiu 9,6% -. Analisando um acumulhado entre julho de 2019 até julho de 2020, a indústria baiana caiu - 5,6%, desempenho quase idêntico ao nacional (-5,7%).


SETORES


A indústria automobilística está caindo desde fevereiro na Bahia e alcancou o pior desempenho nos primeiros sete meses de 2020, com uma produção 52,7% menor do que a do mesmo período de 2019. Já a metalurgia, que vem sofrendo quedas desde setembro de 2019, o recuo acumulado em 2020 foi de 37,6%. 


A fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (29,9%) e fabricação de bebidas (23,5%) registraram aumentos consideráveis. O maior destaque, porém, ficou com fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (18,8%) pois tem o maior peso na estrutura do setor industrial no estado. Também é, de longe, o segmento com melhor desempenho em 2020, mostrando alta acumulada de 26,8% de janeiro a julho.


LEIA MAIS: Vereador baiano pede que eleitora dê "uma linguada bem dada" para trazer voto do marido ao partido; ouça


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.