Motoristas profissionais são alvos das blitzes que reforçam o uso de máscara de proteção em Salvador
Motoristas profissionais são alvos das blitzes que reforçam o uso de máscara de proteção em Salvador
Ações, de caráter educativo, que fiscalizam e conscientizam passageiros de veículos sobre o uso obrigatório de máscaras está mirando também nos motoristas profissionais. Motoristas de ônibus, de aplicativos, taxistas e mototaxistas da cidade estão sendo incentivados a praticar o uso do artefato.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) já distribuiu 50.000 máscaras de tecidos durante as blitz de fiscalização "Parei no Ponto", realizada nas principais estações de transbordo na capital. Concessionárias que administram o transporte coletivo por ônibus na capital e o Sindicato dos Rodoviários também realizaram ações pontuais de distribuição de máscaras profissionais em garagens e em estações. Além disso, os rodoviários só podem trabalhar mediante o uso das máscaras, pois uso é obrigatório para todos que entram nos coletivos. A categoria conta ainda com barreiras de proteção instaladas nas próprias concessionárias.
Já a distribuição de máscaras para mototaxistas é realizada pela Semob. O órgão distribuiu para esta classe de trabalhadores 3 mil máscaras até esta sexta-feira (4/9). Já a associação geral dos taxistas contou com oito mil máscaras doadas pela prefeitura e distribuídas para categoria. “Não tem sido fácil, mas estamos contando com esse apoio da Prefeitura. Além disso, a Associação Geral dos Taxistas tem feito publicações nas redes sociais, orientando os motoristas a utilizar a máscara, lavar sempre as mãos, fazer uso de álcool em gel e higienizar os veículos com frequência”, conta Oseias dos Reis, diretor-executivo da entidade.
Os motoristas de aplicativos também têm tomado alguns cuidados para garantir a própria proteção e a dos passageiros, entre eles, o uso da máscara. “Nós já fizemos a distribuição de três mil máscaras de tecido para os motoristas do transporte individual por aplicativo. As distribuições começaram em março e continuam sendo feitas. Acredito que tanto a distribuição como a fiscalização do uso desses objetos são importantes, levando em conta que ele ajuda a diminuir a proliferação do coronavírus”, conta Jean Moura, diretor do Sindicato de Motoristas por Aplicativo e condutores de Cooperativas da Bahia.
LEIA MAIS: Após terremotos no interior, Bahia recebe rede sismográfica para monitorar tremores de terra
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.