Neto inaugura obra do BRT e comenta decreto de Rui que autoriza maior número de pessoas em eventos
Neto inaugura obra do BRT e comenta decreto de Rui que autoriza maior número de pessoas em eventos
O sexto elevado, fruto da primeira etapa do sistema do BRT, situado na Avenida ACM, em Salvador, será entregue pela prefeitura nesta quinta-feira (3/9). A cerimônia de inauguração, que contará com a presença do prefeito ACM Neto, está prevista para ser realizada às 9h30 na subida da estrutura, localizada na região do Cidadela com o tráfego no sentido Itaigara ao shopping da Bahia.
Agora, com a conclusão da obra, os condutores que vierem do Parque da Cidade passarão por cima da nova estrutura, não havendo mais necessidade de seguir nas marginais da Faculdade Universo e do Lar shopping.
O elevado possui 480 metros de comprimento, duas faixas em asfalto e uma em concreto, por onde irão trafegar os ônibus do BRT. A estrutura é sustentada ainda por 72 vigas pré-moldadas, têm 2.080 m³ cúbicos de concreto e 250 toneladas de aço. A construção teve um investimento de 16,2 milhões.
Durante inauguração da obra, o prefeito ACM Neto vai comentar sobre o decreto do governo do Estado que autoriza municípios a aumentarem para 100 o número de pessoas em eventos na cidade.
PROJETO TOTAL DO BRT
Outras cinco estruturas foram inaugurados entre março de 2019 e agosto deste ano. O sétimo e último elevado da primeira etapa do BRT está em construção. O equipamento terá mão dupla e será específico para a circulação dos ônibus articulados do BRT, tendo extensão da Praça Newton Rique até as proximidades da estação do metrô da rodoviária.
O projeto total do trecho um do BRT compreende uma extensão de 2,9 km, ligando o Loteamento Cidade Jardim à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). Os outros dois trechos, que vai ligar a Estação da Lapa à região do Parque da Cidade e daí se prolonga até a Pituba, já estão com obras em andamento. A expectativa é que o novo modal possibilite a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados para reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas.
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