Maquete de Salvador poderá ser visitada antes do processo de tombamento; obra tem 50 anos
Maquete de Salvador poderá ser visitada antes do processo de tombamento; obra tem 50 anos
A Associação Comercial da Bahia (ACB), localizada no bairro do Comércio, em Salvador, vai receber a partir do próximo dia 24 uma grande maquete da capital baiana que ficará exposta até o dia 18 de setembro.
A visitação gratuita é destinada, neste primeiro momento, a estudantes e pesquisadores das áreas de urbanismo, patrimônio e similares, e poderá ser feita através de agendamento por meio do site, para evitar aglomerações durante a pandemia. O prefeito ACM Neto (DEM) informou nesta quinta-feira (20/8) que o processo de tombamento da maquete, por indicação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e a cargo do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, ligado à Fundação Gregório de Mattos (FGM), será iniciado.
A Maquete de Salvador, representação tridimensional da capital baiana na escala de 1/2000, começou a ser elaborada na década de 1970, pelo arquiteto Francisco de Assis Couto Reis. Dentre as peculiaridades estão a representação descritiva da cidade, incluindo a singularidade da topografia, a técnica de representação utilizada na confecção do modelo, com a economia de materiais e meios para a produção, e a constante atualização da peça.
O presidente da Associação Comercial da Bahia, Mário Dantas, disse que a maquete ficará nas dependências da entidade por dois meses. "Para nós é um orgulho receber a maquete nesse prédio de 209 anos, histórico para Salvador, o que será fundamental para o processo de tombamento da peça. Isso mostra a força que a associação tem na cidade e a parceria da Prefeitura com a iniciativa privada", falou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.