Mulher com síndrome rara vira alvo de "chacota" no Tik Tok e faz apelo; "temos sentimentos"
Mulher com síndrome rara vira alvo de "chacota" no Tik Tok e faz apelo; "temos sentimentos"
A autora e palestrante motivacional, Lizzie Velasquez, de 31 anos, pediu para o TikTok tirar do ar vídeos onde pessoas assustam crianças mostrando sua foto. A hastag #facetimeprank (pegadinha de facetime, em tradução livre) viralizou nos últimos dias na rede social.
Na "brincadeira", usuários pegam fotos de pessoas com deformidades, fixam na tela e mostram para crianças ou adultos fingindo estar em uma ligação por vídeo chamada com ela. Daí a reação, geralmente de medo ou deboche, é gravada e usada nessa trend.
Lizzie mostra um vídeo onde uma mãe mostra a foto dela para seu filho dizendo "essa é sua nova professora" e ri da reação assustada do menino. A mulher faz um apelo pedindo para que os adultos não criem suas crianças para que elas tenham medo de quem não é igual a elas.
"Fingir ligar para alguém e ela ser deficiente para filmar sua reação só para dar uma risada não é engraçado, isso não é uma piada", comentou Velasquez em relação ao Tik Tok.
A palestrante é portadora de uma doença congênita rara chamada síndrome de lipodistrofia marfanoide-progeróide que, entre outros sintomas, a impede de acumular gordura corporal e ganhar peso. Na gravação, realizada no domingo (9/8), ela enfatiza que pessoas com deficiência também são seres humanos e têm sentimentos.
esse vídeo é importante porque faz a gente refletir sobre os processos de socialização das nossas crianças.
eu o usarei em sala de aula pra trabalhar com a dimensão ideológica das representações e dos valores sociais e culturais. já assistiram?
[legendado pelo @gunsforlulu] https://t.co/CjpGGLCHYZ pic.twitter.com/P0oTr4rpFT
— vinícius da silva (@bioviniciux) August 10, 2020
LEIA MAIS: Cantora gera polêmica ao comemorar infecção pelo coronavírus: “finalmente”
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.