Construção de cisternas e barreiros garante água para produção em comunidades quilombolas de Antônio Gonçalves
Construção de cisternas e barreiros garante água para produção em comunidades quilombolas de Antônio Gonçalves
Cerca de 135 agricultores familiares de comunidades quilombolas do município Antônio Gonçalves, 397 km de Salvador, comemoram a construção de 67 cisternas e 68 Barreiros na região. A implantação foi feita com a ajuda de tecnologias sociais de captação de água, por meio do programa Água para Todos.
As tecnologias foram implementadas por meio da Cooperativa Assistência Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf) e da Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares (Cactus).
A ação possibilitou ainda que as famílias participassem de cursos sobre manejo e cuidado com as cisternas, gerenciamento da água da chuva, convivência com semiárido, a importância da produção agroecológica, práticas de irrigação simplificada, técnicas para o plantio e compostagem, dentre outros cursos.
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é a responsável por garantir que as tecnologias sociais permitam que o uso da água para a produção de alimentos e a criação de animais, gerem excedentes comercializáveis, ampliando a inclusão produtiva das populações beneficiárias, que vivem em situação de vulnerabilidade social.
LEIA MAIS: Vídeo! Pneu de ônibus se solta na Vasco da Gama; "mostra, 'cobra', não vai embora com ele"
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.