Geral

Partidos de quatro municípios baianos são orientados a respeitar cota mínima de 30% para cada gênero nas eleições

Partidos de quatro municípios baianos são orientados a respeitar cota mínima de 30% para cada gênero nas eleições

Por Da Redação

Partidos de quatro municípios baianos são orientados a respeitar cota mínima de 30% para cada gênero nas eleições Agência Brasil

Os partidos políticos dos municípios baianos de Seabra, Ibitiara, Novo Horizonte e Catu foram orientados pelo Ministério Público estadual (MPBA) a respeitar o preenchimento de no mínimo 30% e o máximo de 70% para as candidaturas de cada sexo, mantendo as proporções originárias durante todo o processo eleitoral.


A decisão se refere ao gênero e não ao sexo biológico, o que engloba mulheres transexuais e travestis. Além disso, os promotores de Justiça Gustavo Pereira Silva e Anna Karina Senna, recomendaram que os partidos ofereçam meios materiais para a realização de campanhas pelas candidatas do sexo feminino, cumprindo formalmente e materialmente o que prevê a Lei eleitoral nº 9.504/97.


“Importante ressaltar que, de acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de março/18, a expressão ‘cada sexo’ mencionada no artigo 10 da Lei 9.504/97 deve ser entendida por cota de gênero, e não ao sexo biológico, de forma que tantos homens como as mulheres transexuais e travestis podem ser contabilizadas nas cotas de candidaturas masculina ou feminina", explicou o promotor de Justiça Gustavo Pereira.


LEIA MAIS: Mulher é chamada na porta de casa e executada por quatro homens em Salvador; vítima morava com filhos e mãe


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.




Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.