Entregadores de aplicativo se reúnem com Rodrigo Maia e pedem melhores condições de trabalho
Entregadores de aplicativo se reúnem com Rodrigo Maia e pedem melhores condições de trabalho
Representantes de entreadores de aplicativos, como iFood, Rappi e Uber Eats, se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta quarta-feira (8/7), para apresentar demandas da categoria. O encontro aconteceu dias após a primeira paralisação nacional dos entregadores, no dia 1º de julho.
Na reunião, eles reclamaram das jornadas exaustivas de trabalho, sem descanso semanal, e pediram a aprovação de uma legislação específica para a categoria, que possa assegurar melhores condições de serviço. O grupo também pleiteou o aumento da taxa mínima das entregas, a fixação de tabela de preços do frete de entregas, o fim dos bloqueios e desligamentos das plataformas de entrega de forma injusta e sem justificativas, além de mais segurança.
O encontro foi uma iniciativa da bancada do Psol. Segundo o líder do partido na Casa, Fernanda Melchiona (RS), Maia se comprometeu a criar um grupo de trabalho para formatar os mais de 20 projetos de lei que tramitam na Câmara, para fechar um projeto com as principais reivindicações da categoria. Uma audiência pública também deve ser realizada.
Não existem dados exatos de quantas pessos trabalham como entregadores de aplicativos no país, no entanto, segundo a Agência Brasil, apenas em abril de 2019 foram registradas 5,5 milhões de pessoas atuando essa categoria.
LEIA MAIS: Não é vírus, mas mata: campanha incentiva denúncias de violência durante pandemia da Covid-19
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.