Operação apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo em açougues de Cândido Sales
Operação apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo em açougues de Cândido Sales
Cerca de 500 quilos de carne imprópria para consumo humana foram apreendidos em açougues do município de Cândido Sales, localizado a 602 km de Salvador, durante uma operação fiscalizatória realizada pelo Ministério Público estadual (MP-BA). A ação contou com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar.
Segundo informações do MP-BA, o trabalho teve inicio no Mercado Público Municipal, centro que possui o maior número de açougues da cidade. No local, foram observadas diversas irregularidades, como exposição indevida de carnes fora do balcão de refrigeração, manuseio de carne em baldes e mesas inadequadas, além de produtos em decomposição e sem origem comprovada. Além disso, foram verificadas a ausência de uniformes dos açougueiros, falta de higiene, presença de cachorros e insetos, como por exemplo, baratas.
Em supermercados do município foram encontrados câmaras frias em condições precárias de higiene e limpeza, produtos expostos à granel, sem indicação de fabricante, datas de fabricação e vencimento, além de produtos sem o selo de inspeção. Vinte e um proprietários de açougues e estabelecimentos que comercializam carne foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
“A identificação de todos os estabelecimentos e respectivos responsáveis será apurada a partir do encaminhamento dos autos de infração lavrados durante a ação fiscalizatória pela Vigilância Sanitária do Município”, destacou a promotora de Justiça Daniela de Almeida, que participou da operação.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.