Ministro Alexandre de Moraes aguarda perícias para decidir sobre envio de inquérito das fake news ao TSE
Ministro Alexandre de Moraes aguarda perícias para decidir sobre envio de inquérito das fake news ao TSE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aguarda a conclusão de perícias para decidir sobre o envio de provas do inquérito das fake news com as ações eleitorais que pedem a cassação do mandato do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Relator da investigação no STF, Mores deve avaliar se a apuração criminal tem relação, ou não, com os processos eleitorais. Isso depois que o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Og Fernandes, relator das ações de cassação no TSE, ter admitido que provas do inquérito sejam compartilhadas com a Justiça Eleitoral.
Em comunicação enviada a Og Fernandes, Moraes afirma que "as perícias decorrentes das diligências de busca e apreensão e de quebra dos sigilos bancário e fiscal" estão em andamento e devem ser "concluídas brevemente".
As ações no TSE investigam se houve o financiamento irregular do disparo em massa de mensagens via WhatsApp na campanha presidencial de 2018.
INQUÉRITO
O inquérito das fake news foi aberto no STF para apurar a existência de uma rede de disseminação de notícias falsas e ameaças aos ministros do Supremo. Os alvos da investigação são empresário, bloqueiros e ativistas apoiadores do presidente Bolsonaro.
O pedido para o compartilhamento de provas com o TSE foi feito pela coligação do candidato Fernando Haddad (PT).
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.