Monitor aponta que área com seca na Bahia foi reduzida após chuvas em maio; confira
Monitor aponta que área com seca na Bahia foi reduzida após chuvas em maio; confira
A última atualização do Monitor de Secas, processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, apontou que as chuvas ocorridas na Bahia no mês de maio provocaram a diminuição da área com seca moderada ao sul e no centro do estado. O sistema revelou que também houve uma pequena expansão da área sem seca no leste baiano.
Conforme o sistema, as chuvas acumuladas em maio variaram de 20 mm, no Vale do São Francisco, a 700 mm, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os maiores totais mensais em maio ocorreram no litoral norte do estado e os menores acumulados aconteceram, de forma isolada, em várias áreas do território baiano. A intensidade da seca varia de fraca a grave com impactos de longo prazo na maior parte do estado, exceto no litoral sul, onde os impactos são de curto e longo prazos.
Veja:
Em sete estados monitorados, houve a redução da gravidade das secas. São eles: Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins. Em Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte continuam existindo somente áreas com seca fraca. No Espírito Santo e Minas Gerais houve um aumento da severidade do fenômeno, mas de formas diferentes.
Em maio de 2020, chuvas superiores a 300 mm aconteceram no norte-noroeste do Maranhão e do Piauí e em parte do litoral leste do Nordeste, além de pontos isolados no Tocantins. Já as menores precipitações, abaixo de 100 mm, ocorreram nos estados da porção centro-sul do Monitor de Secas (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro), além das porções sudeste do Piauí e centro-oeste da Bahia.
Na maioria dos estados nordestinos, as precipitações de maio oscilaram entre 100 e 300 mm, distribuídas de uma forma irregular, e os valores acumulados no mês ficaram em torno da média. A variabilidade das chuvas nos territórios monitorados em maio caracteriza a transição entre as estações chuvosa e seca em grande parte do Nordeste.
LEIA MAIS: Bancos e lotéricas de Salvador deverão ter monitores de filas para cumprimento de distância mínima
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.