Geral

Deputado quer dar o nome de George Floyd à praça no Bonfim; proposta retira homenagem ao criador da igreja

Deputado quer dar o nome de George Floyd à praça no Bonfim; proposta retira homenagem ao criador da igreja

Por Da Redação

Deputado quer dar o nome de George Floyd à praça no Bonfim; proposta retira homenagem ao criador da igreja divulgação

O deputado Jacó Lula da Silva (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma indicação dirigida ao presidente da Câmara de Salvador (CMS), vereador Geraldo Júnior (Republicanos), propondo a adoção do nome George Floyd a uma praça na capital baiana.


Em seu texto, Jacó sugere que a homenagem seja feita modificando o nome da praça que hoje se chama Teodósio Rodrigues de Farias e está localizada no bairro do Bonfim. De acordo com o documento do parlamentar, "Teodósio foi um traficante de escravizados no século XVIII". George Floyd, lembra o petista, se tornou um símbolo da luta antirracista no mundo. Foi Teodósio quem construiu a Igreja do Bonfim, a mais conhecida do bairro, onde fica seu túmulo. 


“Diante das manifestações antirracistas no mundo, após o bárbaro assassinato do segurança negro, George Floyd, nos Estados Unidos, inclusive com a retirada de estátuas que homenageiam personagens que têm conexões com a opressão dos negros e negras, é inadmissível na cidade mais negra fora de África, que o poder público fique silente e se omita diante da homenagens a racistas na nossa terra, a exemplo do traficante de escravizados no século XVIII, Teodósio Rodrigues de Farias”, argumentou o deputado.


Ao se dirigir ao presidente do Legislativo soteropolitano, Jacó propõe que seja apresentado um projeto de lei na Câmara para modificar o nome do logradouro público. “Uma homenagem a um cruel traficantes de escravos é um desrespeito aos direitos humanos. Com essa proposição, iremos homenagear, de forma justa, um homem que se transformou, na atualidade, em símbolo da luta antirracista no mundo, George Floyd”, frisou Jacó.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.