Mais de 30 civilizações alienígenas podem entrar em contato com a Terra, diz estudo; "não ficaríamos chocados"
Mais de 30 civilizações alienígenas podem entrar em contato com a Terra, diz estudo; "não ficaríamos chocados"
Cientistas da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, dizem que os seres humanos podem contactar 36 civilizações alienígenas, segundo publicação feita nesta segunda-feira (15/6) na revista “The Astrophysical Journal”, liderada pelo professor de astrofísica e coautor do estudo, Cristopher Conselice.
"É extremamente importante e animador porque pela primeira vez nós temos uma estimativa do número de civilizações inteligentes que podemos contactar para descobrir se existe vida no universo — uma questão que está sem ser respondida por milhares de anos”, disse o pesquisador ao jornal britânico The Guardian. Mesmo assim, ele alertou que nada ainda foi confirmado e até o momento a teoria é apenas especulativa.
Para chegar a esse número, Conselice e seus colegas adaptaram a já antiga equação (e controversa) de Drake. Criada em 1961 pelo astronômo Frank Drake, a equação aponta sete fatores que precisam ser levados em conta para chegar a um número estimado de civilizações inteligentes.
Conselice também acredita que a vida alienígena teria semelhanças com os humanos e que “não ficaríamos super chocados ao vê-los”. Para que a comunicação seja de duas vias, o time de cientistas acredita que a Terra precisaria sobreviver mais outros 6 mil anos. “As civilizações estão bastante distantes da nossa. A mais próxima, de acordo com nossos cálculos, está a 17 mil anos luz de distância”, contou ainda ao The Guardian.
LEIA MAIS: Serasa lança campanha para ajudar pessoas com dívidas entre R$ 200 e R$ 1.000; saiba como participar
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.