Geral

Menos de 20% das grávidas se vacinam contra gripe em Salvador e número preocupa

Menos de 20% das grávidas se vacinam contra gripe em Salvador e número preocupa

Por Da Redação

Menos de 20% das grávidas se vacinam contra gripe em Salvador e número preocupa Bruno Concha/Secom

Apenas 18% das gestantes e 24% de puérperas buscaram uma das 85 unidades de saúde ou dos cinco drive thru instaladas em Salvador para receber a vacinação contra a gripe até a manhã desta quarta-feira (6/5). O indicador preocupa, já que a vacina protege tanto a mamãe como o bebê contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Desde o início da campanha, 433 mil pessoas foram vacinadas na capital.


Por outro lado, o percentual de idosos vacinados superou a marca dos 100% previstos. Segundo a subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreviníveis pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Doiane Lemos, a criança, o idoso, a gestante e a mulher que teve filho nos últimos 45 dias têm potencial de desenvolver complicações provocadas pelo vírus Influenza e acabar morrendo por conta da doença.


Nessa segunda fase da campanha de vacinação, estão sendo priorizados, além das gestantes e puérperas, profissionais da força de segurança e salvamento, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, idosos e trabalhadores da saúde. 


Interessados devem procurar uma das unidades de drive thru instalados na  Arena Fonte Nova; no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris; nos dois campi da Faculdade Bahiana de Medicina, nos bairros do Cabula e Brotas; e no Atakadão Atakarejo de Fazenda Coutos. 


A próxima fase da campanha de vacinação contra a gripe está prevista para o dia 11 de maio e terá como público-alvo crianças com idade a partir de seis meses e menores de seis anos, além de pessoas com deficiência. A partir do dia 18 de maio, as doses serão disponibilizadas para professores e pessoas com idade entre 55 e 60 anos incompletos.


Esse ano foram confirmados 76 casos de H1N1, três casos de H3N2 e 23 casos de Influenza B, os três tipos de vírus podem ser evitados por meio da vacinação.


LEIA MAIS: Tele Coronavírus atende mais de 23 mil pessoas na Bahia em apenas 40 dias de funcionamento


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.