Geral

Ferramenta digital impulsa melhoria nos processos seletivos do ensino superior

Ferramenta digital impulsa melhoria nos processos seletivos do ensino superior

Por Da Redação

Ferramenta digital impulsa melhoria nos processos seletivos do ensino superiordivulgação/Agência Educa Mais Brasil

É certo que o ensino a distância deixou de ser tabu e passou a ser visto, também, como uma boa opção para quem deseja estudar. Com a pandemia do novo coronavírus, a modalidade mesmo que momentaneamente, deixou de ser uma escolha para uma necessidade.


O uso de  novas tecnologias no ensino pode proporcionar otimização de tempo e deslocamento do aluno, aumentando a redução de custos do estudante e das instituições, além de aumentar a capacidade de atendimento, dentre outras vantagens.  


A possibilidade de fazer processo seletivo por provas online é uma experiência positiva que muitas instituições de ensino já estão tendo. “Fazemos processos seletivos pelo Vestibular Online há mais de 3 anos. Antes, as provas eram realizadas nos laboratórios da instituição, agora, vamos possibilitar que o candidato possa fazer a prova de casa”, explica André Fontoura, gestor comercial do Senac – RS.


Citada pelo gestor, a plataforma Vestibular Online é apontada por especialistas da área educacional como solução para as instituições de ensino se reinventarem, por oferecer facilidade e comodidade na aplicação de processos seletivos.


“Neste momento, a maior vantagem é permitir que a instituição não pare a sua captação e o candidato tenha a flexibilidade de poder fazer a prova de onde estiver”, afirma Joyce Guedes, diretora do Vestibular Online. Para Fontoura, “o uso da plataforma traz vários benefícios, não precisa de uma equipe, o retorno é mais ágil e seguro, ainda mais agora com o cenário da pandemia do coronavírus”.


No mesmo caminho de substituição da aplicação de provas presenciais para digitais, pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 também ocorrerá na versão remota, o Enem Digital. A implantação será gradativa e visa substituir, até 2026, a tradicional prova em papel. Com isso, o Ministério da Educação (MEC) estima ter vantagens como a economia em papel, redução do risco de fraude, adaptação ao Novo Ensino Médio, aumento da interatividade e possibilidade de aplicação das provas em mais municípios. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.